CORONAVÍRUS – A VOLTA AO TRABALHO COLETIVO

CORONAVÍRUS – A VOLTA AO TRABALHO COLETIVO

A volta à rotina de trabalho em breve começará a acontecer. Entretanto, a previsão de convivência com esta pandemia será de médio a longo prazo. Isto nos apresenta a necessidade de muito cuidado com a prevenção neste período de retorno. Os serviços de limpeza e conservação de ambientes serão fundamentais neste processo, pois a todo momento os profissionais deste tipo de limpeza irão cobrir falhas no comportamento das pessoas e eliminar possíveis focos de contaminação. Entretanto, tão importante quanto um serviço de higienização feito com qualidade, será o comportamento de cada funcionário, pois a COVID-19 poderá invadir o ambiente a qualquer instante, seja por meio de um funcionário que chega da rua, uma encomenda entregue no escritório ou mesmo um cliente ou fornecedor que visita a sua empresa. No serviço de limpeza e conservação de ambientes, maçanetas, corrimãos, mesas, telefones fixos e todas as outras interfaces de contato de uso coletivo são limpas a cada curto ciclo de tempo. Porém, qualquer pessoa contaminada pode usar um destes objetos e em seguida outras pessoas também podem usar o mesmo objeto e contrair o vírus. DICAS DE COMPORTAMENTO E PREVENÇÃO

1. NA ENTRADA DO ESTACIONAMENTO

Os botões de acionamento para receber o ticket e o botão do interfone apresentam riscos de contaminação, uma vez que pode durar até 9 horas, em superfície de plástico. É recomendada a desinfecção dessa área da cancela com álcool 70% duas vezes ao dia e a instalação de uma sinalização para que as pessoas evitem tocar com as mãos em superfícies de risco. Além disso, é recomendado o uso de tíquetes de papel. Quando isso não for possível, os cartões de plástico de estacionamento devem ser limpos após cada uso.

2. NO ELEVADOR

Geralmente os elevadores são locais pouco ventilados e aglomeram muitas pessoas nos horários de pico. Por isso, é um local de alto risco de contaminação. As recomendações para esse local são:

  • Escalonar horários de movimento com as pessoas do prédio/ escritório;
  • Utilizar máscaras;
  • Dividir a capacidade máxima do elevador por, pelo menos, três.
  • Ou seja, para reduzir o risco, não recomendamos às pessoas a entrarem em elevadores com mais de um terço de sua capacidade ocupada. A limpeza e a desinfecção desse local deve ser feita com o máximo de frequência possível e, no mínimo, duas vezes ao dia.

3. NA ENTRADA DO PRÉDIO

As catracas e a portaria dos edifícios comerciais devem ser desinfetadas com água sanitária, desinfetante e álcool 70% antes do pico da manhã, do almoço e da saída. Em caso de filas, o responsável pela portaria deve instruir as pessoas para respeitarem uma distância de, pelo menos, 1 metro entre uma pessoa e outra.

4. NA ENTRADA DO ESCRITÓRIO

Para reduzir o risco de trazer algum patógeno para a empresa, é recomendada a utilização de um tapete umedecido com hipoclorito de sódio 0,5% na entrada para a limpeza dos calçados. Uma boa prática observada é colocar esse tapete em um recipiente raso. Dessa forma, a umidade é mantida com mais facilidade. Em frente ao tapete com a solução, basta colocar outro tapete ou pano seco para que as pessoas possam secar os sapatos.

Na entrada de cada sala de escritório, logo na sequência da desinfecção dos calçados, deve-se colocar um dispenser de álcool em gel 70% e sinalizações que alertam sobre a importância de higienizar as mãos, utilizar máscaras de proteção e limpar os calçados.

É de extrema importância lembrar ainda que, ao manifestar qualquer sintoma do coronavírus, como febre, cansaço e tosse seca, recomenda-se que o usuário não trabalhe e volte para casa — e, dependendo da gravidade do sintoma, a recomendação é de que procure um médico.

5. NAS ESTAÇÕES DE TRABALHO

Quanto mais compartilhada a estação, maior é o risco de contaminação. Geralmente, os espaços são reduzidos e as pessoas conversam sem respeitar uma distância segura. Recomenda-se que os usuários sejam orientados para utilizar estações de trabalho individualmente. Além disso, a estação deverá ser desinfetada — concentrando-se, especialmente, em superfícies tocadas frequentemente.

6. NOS PISOS DO ESCRITÓRIO

O uso de carpetes não é recomendado. Caso não seja possível a substituição por piso rígido, é recomendado que seja realizada uma aspiração diária. Já em pisos rígidos deve ser feita uma limpeza com desinfetante próprio pelo menos duas vezes ao dia.

O controle rígido das limpezas é importante para garantir a boa execução das atividades e para prestar uma satisfação para os clientes que frequentam esses espaços. Isso pode ser feito através de sinalizações com o dia e horário da última desinfecção.

7. NAS JANELAS E AR CONDICIONADO

É essencial manter janelas e portas abertas para melhorar a circulação do ar. Por isso, reforçamos que as janelas devem ficar abertas durante todo o expediente. Caso o ambiente não tenha janelas ou as janelas permanecem fechadas, o risco de contaminação aumenta consideravelmente. Em relação à frequência de limpeza, as janelas deverão ser desinfetadas semanalmente e as maçanetas/alavancas (dispositivos de abrir e fechar as janelas) devem ser desinfetadas diariamente.

Já quanto ao ar condicionado, seja ele central ou individual, é imprescindível manter um controle de manutenção e limpeza dos filtros.

8. NAS MESAS INDIVIDUAIS DE TRABALHO

A mesa de trabalho, por mais que seja individual, é um local que pode ser contaminado com o decorrer do dia. Portanto, recomendamos o uso frequente de um borrifador com uma solução desinfetante e um pano seco para a limpeza da estação de trabalho. Os administradores devem providenciar borrifadores com solução desinfetante e panos limpos para cada estação de trabalho.

É recomendado que todos os dias o computador, mouse e teclado sejam desinfetados com um pano umedecido com álcool 70%. Já nos itens eletrônicos que não forem de uso individual, o risco é alto, e deve-se limpar com álcool 70% todas as vezes que outra pessoa utilizar.

As impressoras são de uso coletivo, portanto devemos sempre lavar as mãos logo após utilizá-las. Recomendamos, também, que a equipe de limpeza limpe os botões, o teclado da impressora e toda a sua superfície com pano umedecido com álcool 70% uma vez ao dia.

9. NAS CORTINAS

É recomendado que as cortinas de pano sejam retiradas pois ainda não é possível oferecer garantias de que a limpeza profissional de cortinas elimine o coronavírus. Se necessário, substitua as cortinas de pano por materiais de plástico. Caso os usuários tenham acesso a abertura e fechamento dessas cortinas, é recomendado que essas superfícies de contato com a mão das pessoas sejam desinfetadas uma vez ao dia.

10. NAS CABINES TELEFÔNICAS

Recomendamos evitar estes espaços pois são possuem baixa circulação de ar e são de uso compartilhados. Além disso, a maioria dessas salas não possuem janelas. Caso seu coworking ou escritório possui salas de call com janelas e portas que possam ficar abertas, é recomendado a desinfecção antes de cada uso da mesa, cadeira, maçaneta e apoio de braço.

11. NAS SALAS DE REUNIÃO

Vale lembrar que as salas de reunião são de uso compartilhado, portanto a conscientização da utilização desses espaços é muito importante. A primeira pergunta a ser feita é – a reunião é realmente necessária? Depois, vale se questionar se é possível reduzir o número de pessoas do encontro. A terceira e última pergunta é em relação à duração máxima para essa reunião. Os objetos e móveis da sala de reunião são compartilhados, portanto, devem ser desinfetados antes de cada uso pelos usuários e uma vez por dia pela equipe de limpeza.

12. NAS COZINHAS E ÁREAS DE DESCANSO

Essas áreas são de uso compartilhado. Por isso, nossa recomendação é evitar ficar nestes espaços para não haver aglomerações. O operador ou administrador do espaço deve alocar as cadeiras e bancadas da cozinha e do espaço de descompressão 1,8 metro de distância uma das outras, seguindo a orientação da OMS. Toda equipe de administração deve intervir e alertar os usuários do espaço se acontecerem aglomerações nesses ambientes. Essa recomendação é importante, pois esses locais são utilizados pelas pessoas para dar uma pausa no trabalho e conversarem com os colegas.

Além disso, devem fornecer copos, pratos e guardanapos descartáveis para seus usuários, bem como, inibir o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como xícaras, talheres, canudos e outros.

13. BANCADAS, CADEIRAS E OBJETOS COMPARTILHADOS DA COZINHA

Esses móveis são compartilhados e merecem cuidados antes de serem utilizados devido ao risco de contaminação. Recomenda-se a desinfecção feita pelo usuário antes de cada uso e uma limpeza e desinfecção diária feita pela equipe de limpeza. Um borrifador com solução desinfetante junto de um pano seco e limpo devem estar disponíveis a cada 10 assentos.

Itens de cozinha, como geladeira, cafeteira, microondas, fogão e pia, ajudam a espalhar o coronavírus e têm grandes chances de contaminação. Portanto, orientamos que as pessoas lavem as mãos todas as vezes que utilizarem esses equipamentos. Além disso, recomendamos que a equipe de limpeza desinfete essas superfícies todos os dias.

14. NOS BANHEIROS

Os banheiros devem ser higienizados pelo menos duas vezes ao dia e com as evidências expostas na porta. Essa evidência deverá ter o nome, a hora e a data da limpeza do banheiro. Fechar a tampa do vaso após a sua utilização, pois há “possibilidade de que partículas espalhadas pela descarga possam representar um risco de transmissão do vírus”. Recomendamos, ainda, a utilização sinalizações que recomendam o fechamento das torneiras e abertura da maçaneta utilizando o papel toalha.

A BKClean está sempre olhando para o futuro e estudando novas formas de entregar os melhores serviços para seus clientes. E este momento tão crítico já está nos ensinando a ser cada dia melhores na entrega de nossos serviços.

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