Apesar de serem três doenças causadas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, a Dengue, o Zika vírus e a Chikungunya possuem algumas diferenças clínicas fundamentais para o diagnóstico. No entanto, as três doenças podem trazer consequências graves, como a relação entre a infecção pelo Zika vírus em gestantes e o nascimento de bebês com microcefalia, uma condição congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.
As diferenças
Dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas e erupções na pele (principalmente na região do tórax e membros superiores), náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo, dor nos ossos e nas articulações, dor no abdome.
Zika: febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum).
Chikungunya: dor incapacitante nas articulações, febre, dor nas costas, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça e dores musculares (mialgias).
Assim, a melhor forma de prevenção dessas três doenças é a extinção de criadouros do mosquito. Para isso, diversas medidas podem ser tomadas, tais como:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Manter as lixeiras de casa ou do condomínio sempre bem tampadas;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Não acumular pneus ou garrafas vazias e, se o fizer, certificar-se de que as garrafas fiquem sempre tampadas e os pneus sempre protegidos da chuva;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Manter as lajes e as calhas sempre limpas e sem objetos ou folhas que possam acumular água;
- Manter a piscina sempre limpa, utilizando cloro para tratar a água periodicamente e, sempre que possível, deixá-la coberta se não estiver em uso;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
- Cuidar de jardins e plantas externas, para que não acumulem água em suas folhas ou recipientes.
Se quiser mais dicas sobre limpeza e conservação de ambientes, serviços terceirizados, segurança e bem-estar, acompanhe nosso blog! E para entender melhor sobre nossos serviços, acesse nosso site ou entre em contato conosco!
Leave a Reply